domingo, 8 de janeiro de 2012

Reflexão

Meus queridos Amigos e Irmãos na Fé!
 
"Bendito o que vem em nome do Senhor:
Deus é o Senhor, ele nos ilumina" (Sl 117,26s).
 
Envio-lhes minhas reflexões para as Solenidades da Epifania e Batismo, grandes Manifestações do Senhor, nascido entre nós, ao mundo inteiro. Com toda a ternura e gratidão de meu coração, o abraço amigo,
Pe. Gilberto Kasper
A alegria de crer e o entusiasmo
de comunicar a fé


 O Ano da Fé, convocado por Bento XVI,  que iniciará  a  11          de outubro  de   2012,    quer    nos   preparar para a celebração do cinquentenário do Concílio Vaticano II,    centrando    nossas  reflexões e ações sobre  a fé que professamos,  como  afirma  o   Papa.

O Concílio Vaticano II promoveu a renovação da Igreja. E segundo o Papa  “ele pode ser e tornar-se cada vez mais, uma força para a renovação sempre necessária da Igreja.”  Por   isso  enfrentou  e  enfrenta hoje resistências. Mas, a ação do Espírito Santo fez com que o povo de Deus vivesse com mais intensidade as riquezas das Escrituras, os leigos encontrassem o seu lugar na comunidade eclesial e a liturgia fosse marcada  pela  participação  ativa da assembleia na celebração do mistério de Cristo. Intensificou-se o diálogo entre fé e cultura.

Quatro   documentos  são    os  pilares  de  tudo aquilo  que   o   Concílio  nos ofereceu: a Constituição sobre a Igreja (Lumen Gentium), a Constituição sobre a Palavra de Deus (Dei Verbum), a Constituição sobre a Sagrada Liturgia (Sacrosanctum Conclium), a  primeira a ser promulgada, e a Igreja no mundo moderno (Gaudium et Spes).

O  documento de promulgação do Ano da Fé afirma que “a porta da fé,  que  introduz  na vida de comunhão com Deus e permite a entrada  na  sua  Igreja,   está   sempre  aberta   para   todos.”   Outra observação importante de Bento XVI  enfatiza  a  importância da missão: “O Ano da Fé visa dar um  impulso  renovado  à  missão da Igreja, de conduzir o homem para fora do deserto no qual se encontra com destino à vida, para a amizade com Cristo que nos dê essa vida em plenitude.”
 
A melhor maneira de realizarmos as   propostas  do  Ano  da  Fé   é   nos empenharmos   na   conversão  pastoral  para  uma  evangelização eficaz, assumindo o Projeto SIM e as prioridades do nosso Plano de Ação Pastoral.

+ Joviano de Lima Júnior, SSS
Arcebispo de Ribeirão Preto


 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante e bem vinda!