sábado, 25 de fevereiro de 2012

Quarta feira de Cinzas





Cinzas: são símbolos de penitencia, de luto e da finitude da matéria passada pela prova de fogo.

  Representam simultaneamente o pecado e a fragilidade humana    ( livro da Sabedoria 15,10; profeta Ezequiel 28,18; profeta Malaquias 3;21 ) se cobrir de cinza é sinal de arrependimento e forma concreta de colocar-se á prova. É manifestação pública da consciência do pecado e sua abjuração ( Judite 4, 11 – 15; Ezequiel 27, 30 ), na esperança do perdão misericordioso de Deus
        A quarta- feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental, as cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, fragilidade da vida humana, sujeita a morte.
Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa sem contar domingos ( que não são incluídos na Quaresma, ou quarenta e seis dias contando seu posicionamento varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até à segunda semana de março.
Alguns cristãos tratam a quarta-feira de cinzas como um dia para se lembrar da própria mortalidade. Missas são realizadas tradicionalmente nesse dia nas quais os participantes são abençoados com cinzas pelo padre que preside á cerimônia. O padre marca a testa da cada celebrante com cinzas, deixando a marca que o cristão normalmente deixa em sua testa até ao por do sol, antes de lavá-la. Para a Igreja Católica é um dia de jejum e abstinência
Na Quarta Feira anterior ao primeiro Domingo da Quaresma, os cristãos, recebendo as cinzas, entram no templo estabelecido para que as suas vidas se purifiquem. Este sinal de penitencia, que vem da tradição bíblica e que o costume da igreja conservou até hoje, manifesta a condição da humanidade pecadora, que confessa exteriormente sua falta diante do senhor e exprime assim a vontade da conversação interior, conduzida pela esperança que o senhor, será para nós pleno de ternura. Este sinal marca o começo de conversão, que atingirá sua meta pela celebração do sacramento da Penitencia nos dias que precederem a Páscoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante e bem vinda!