quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Artigo




Famílias verdadeiramente irradiantes


A Família é a Célula primária da vida social. É ela a sociedade natural em que o homem e a mulher são chamados ao dom de si no amor e no dom da vida. A autoridade, a estabilidade e a vida de relações no seio da Família constituem os fundamentos da liberdade, da segurança, da fraternidade no seio da sociedade. A Família é a comunidade em que, desde a infância, se podem aprender os valores morais, começar a honrar a Deus e a fazer bom uso da liberdade. A vida de Família é a iniciação na vida da sociedade.
A Família na sociedade moderna e no pensamento religioso é uma Instituição constituída pelos pais e pelos filhos. Mesmo quando não haja filhos podem existir outros familiares relacionados.
Na estrutura social dos homens, tanto no Estado como na Igreja a Família é a primeira entidade porque, através da Família continuam os cuidados e a educação de todos os membros e fica assegurado o seu desenvolvimento e a sua maturidade.
Os leigos que vivem no estado matrimonial têm obrigação, de acordo com o seu estado de vida, de assumir as responsabilidades de educar os seus filhos segundo os ensinamentos da Igreja, e de trabalhar para a edificação do Povo de Deus.
As Famílias têm direito a leis e instituições sociais que promovam e protejam a sua unidade e integridade. A base destes direitos é o fato de que as Famílias são a primeira "escola" dos filhos e as Famílias têm a obrigação de gerar, promover e educar os filhos.
Por isso você que é pai, mãe e filhos se esforcem  para que  se tornem famílias verdadeiramente irradiantes.
Essas “Famílias verdadeiramente irradiantes”, que converterão os seus lares em autênticas “Igrejas domésticas” (I cor. 16,19), serão o fermento na massa dessa nova evangelização do terceiro milênio na qual tanto depositamos as nossas esperanças. É assim que esperamos ver Jesus plasmado no rosto multirracial de toda a Família humana.


Senhor abençoe as Famílias de Casa Branca  amém.




 

Padre Carlos Aloísio Marques da Silva
Sacerdote Conselheiro Espiritual

Pároco Paróquia São João







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante e bem vinda!